Rastreamento de conversões do whatsapp no google analytics 4: um guia completo com google tag manager

Aprenda passo a passo como rastrear cliques no botão do WhatsApp como conversões no Google Analytics 4 utilizando o Google Tag Manager. Otimize suas campanhas de marketing digital.

A importância do ga4 para o acompanhamento de conversões do whatsapp

E aí, pessoal! Hoje eu quero compartilhar com vocês uma estratégia fundamental para quem utiliza o whatsapp como principal canal de conversão em suas campanhas de marketing digital: o rastreamento dessas conversões diretamente no google analytics 4 (ga4). como vocês sabem, o ga4 é a nova ferramenta de métricas do google e sua estrutura baseada em eventos e parâmetros oferece dados muito mais precisos e completos em comparação com o antigo universal analytics.

Para quem utiliza o whatsapp como um canal chave de comunicação com clientes e geração de leads, integrar o rastreamento de cliques nos botões do whatsapp ao ga4 é essencial. isso permite atribuir as conversões aos cliques nos seus anúncios, otimizando suas campanhas de forma muito mais eficiente e tomando decisões baseadas em dados concretos.

Neste guia completo, vou mostrar o passo a passo de como configurar esse rastreamento utilizando o google tag manager (gtm), outra ferramenta gratuita e poderosa do google que facilita a instalação e o gerenciamento de tags de rastreamento no seu site de maneira organizada e intuitiva.

Passo 1: configuração inicial do google tag manager

O primeiro passo crucial é ter o google tag manager instalado corretamente no seu site. se você ainda não realizou essa instalação, não se preocupe! vou deixar um link na descrição deste vídeo para um tutorial completo ensinando o passo a passo de como instalar o gtm no seu site. após a instalação, podemos seguir para a configuração do rastreamento das conversões do whatsapp.

Passo 2: criação de variáveis no google tag manager

Com o google tag manager instalado, o próximo passo é criar algumas variáveis que nos ajudarão a identificar os cliques nos botões do whatsapp. para isso, siga os seguintes passos:

  1. No menu lateral do google tag manager, clique em variáveis.
  2. Na seção variáveis integradas, clique no botão configurar.
  3. Na lista de variáveis, habilite as seguintes opções da seção cliques:
    • Click URL
    • Click Text
    • Click ID

Essas três variáveis são fundamentais para que o google tag manager consiga capturar as informações relevantes dos cliques nos links e botões do whatsapp presentes no seu site.

Passo 3: criação de um acionador para cliques nos botões do whatsapp

Agora, precisamos criar um acionador (trigger) que será disparado sempre que alguém clicar nos botões ou links do whatsapp no seu site. siga estas instruções:

  1. No menu lateral do google tag manager, clique em acionadores.
  2. Clique no botão novo para criar um novo acionador.
  3. Dê um nome para o seu acionador, por exemplo: clique botão whatsapp.
  4. Em tipo de acionador, escolha a opção clique – todos os elementos.
  5. Na seção este acionador é disparado em, selecione a opção alguns cliques.
  6. Adicione as seguintes condições para refinar o disparo do acionador:
    • Click URL contém https://wa.me
    • Click Text contém quero falar (você pode adaptar essa frase para o texto exato do botão de whatsapp do seu site)

A primeira condição garante que o acionador será disparado apenas em cliques que direcionam para o domínio do whatsapp. a segunda condição refina ainda mais, verificando se o texto do botão contém uma frase específica (adapte conforme o texto do seu botão).

  1. Clique em salvar para criar o acionador.

Passo 4: criação da tag de evento do ga4 no google tag manager

Com as variáveis e o acionador configurados, agora vamos criar a tag de evento do google analytics 4 que enviará as informações dos cliques para o ga4. siga estes passos:

  1. No menu lateral do google tag manager, clique em tags.
  2. Clique no botão novo para criar uma nova tag.
  3. Dê um nome para a sua tag, por exemplo: ga4 evento clique whatsapp.
  4. Em configuração da tag, escolha o tipo de tag google analytics: evento do ga4.
  5. Em tag de configuração, selecione a sua tag de configuração do google analytics 4. se você ainda não criou essa tag, siga o tutorial que deixei linkado na descrição.
  6. Em nome do evento, digite um nome para o evento que será exibido no ga4, por exemplo: clique_whatsapp.
  7. Na seção parâmetros do evento, clique em adicionar linha para adicionar parâmetros que fornecerão mais contexto ao evento:
    • Nome do parâmetro: click_urlValor: selecione a variável {{Click URL}}
    • Nome do parâmetro: click_textValor: selecione a variável {{Click Text}}
    • Nome do parâmetro: click_idValor: selecione a variável {{Click ID}}

Esses parâmetros enviarão para o ga4 o url do clique, o texto do botão e o id do elemento clicado, fornecendo informações valiosas sobre a interação com o whatsapp.

  1. Em acionamento, selecione o acionador que criamos anteriormente: clique botão whatsapp.
  2. Clique em salvar para criar a tag.

Passo 5: configuração do evento como conversão no google analytics 4

Agora que as informações dos cliques no whatsapp estão sendo enviadas para o google analytics 4, precisamos configurar o evento clique_whatsapp como uma conversão dentro do ga4. siga estas etapas:

  1. Acesse sua conta do google analytics 4.
  2. No menu lateral esquerdo, clique em administrador (ícone de engrenagem).
  3. Na coluna propriedade, clique em eventos.
  4. Clique no botão criar evento.
  5. Em nome do evento personalizado, digite exatamente o mesmo nome do evento que você configurou no google tag manager: clique_whatsapp.
  6. Clique em criar.

Após criar o evento personalizado, o próximo passo é marcá-lo como uma conversão:

  1. Na coluna propriedade, clique em conversões.
  2. Clique no botão novo evento de conversão.
  3. Em novo nome do evento, digite novamente o nome do seu evento: clique_whatsapp.
  4. Clique em salvar.

Conclusão: acompanhamento preciso das suas conversões do whatsapp

Com todos esses passos configurados, o google analytics 4 começará a rastrear automaticamente os cliques nos botões do whatsapp do seu site como conversões. isso permitirá que você atribua essas conversões aos cliques nos seus anúncios, obtendo uma visão clara do desempenho das suas campanhas de marketing digital e otimizando seus investimentos de forma muito mais eficiente.

Espero que este guia completo tenha sido útil para você. se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. e não se esqueça de se inscrever no canal para receber mais dicas e tutoriais sobre marketing digital e google analytics 4! até a próxima!

SOBRE
Foto de Casuo Ishimine

Casuo Ishimine

Com mais de 5 anos de experiência em tráfego pago, aprendi e dominei o que realmente funciona e estou aqui para te ensinar como transformar cliques em resultados reais.

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