Leve seu e-book para quem já se engajou: um guia prático para campanhas de cadastro no instagram
Vamos subir um anúncio na prática utilizando uma conta de anúncios de um cliente. A ideia é simples: impactar quem já interagiu com o instagram desse cliente para divulgar um e-book. Para isso, usaremos uma landing page específica e criativos de e-book, focando em uma campanha de cadastro e em um público de remarketing estratégico.
Estrutura da campanha: público, orçamento e posicionamentos ideais
Para esta campanha, o objetivo é cadastro/conversão, e o foco será em aumentar o número de conversões.
- Público-alvo: utilizaremos uma combinação de público personalizado de engajamento no instagram (últimos 30 dias) e público de visitantes do site (últimos 30 dias). Essa combinação, que chamamos de público 02, é ideal para remarketing, pois segmenta usuários que já demonstraram interesse. Retiramos a idade do público (para um público de remarketing, geralmente não segmentamos por idade) e excluimos interesses específicos, pois já estamos direcionando para um público quente.
- Posicionamentos: para e-books, tanto o feed quanto os stories funcionam bem. Neste caso, focaremos principalmente em stories, por ser um formato de vídeo mais imersivo. É importante garantir que os criativos estejam otimizados para esse formato.
- Otimização do orçamento: utilizaremos um orçamento diário (ex: R$ 20). A cobrança será feita por impressões.
Criação do anúncio: criativos, copy e rastreamento de utms
A criação do anúncio é a alma da campanha.
- Criativos: neste caso, já temos criativos de vídeo específicos para os stories. É fundamental ter criativos otimizados para o formato escolhido. Se o criativo for para stories, ele deve ser vertical; se for para feed, quadrado ou horizontal.
- Configurações do anúncio: certifique-se de que todas as otimizações automáticas estejam ativas. Elas ajudam o meta a distribuir seu anúncio de forma mais eficaz.
- Copy e call to action (cta): a copy deve ser clara e direta, incentivando o download do e-book. Use um título chamativo (ex: “o conhecimento certo pode te levar mais longe na corrida”) e um texto principal persuasivo (ex: “baixe já o e-book gratuito para corredores: um material exclusivo pela…”).
- O botão de call to action deve ser “baixar” ou “saiba mais”.
- Links parametrizados (utms): utilize utms para rastrear a origem do tráfego. Isso é crucial para analisar o desempenho da campanha no google analytics.
- Exemplo de utm:
utm_source=facebook
(ou instagram)utm_medium=paid
utm_campaign={{campaign.name}}
utm_content={{ad.name}}
utm_placement={{placement}}
. - Cole o link da sua landing page de captura do e-book.
- Exemplo de utm:
Nomenclatura e otimização: a chave para não se perder
Uma nomenclatura clara para suas campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios é vital para a organização e análise posterior. Por exemplo, campanha - tráfego - instagram - público semelhante
, conjunto - remarketing - 02
, anúncio - criativo 01
.
Ao publicar o anúncio, ele direcionará o público engajado do instagram para a sua landing page. Se o pixel estiver configurado corretamente na landing page (o que será tema de outras aulas), ele registrará o preenchimento do formulário (nome, e-mail, whatsapp) como uma conversão, que aparecerá nos seus resultados como “download de e-book” (ou o nome do evento que você configurou).
Essa é a forma de criar campanhas de remarketing para captação de leads no meta ads, utilizando públicos segmentados e criativos direcionados.