Descomplicando o tráfego pago no instagram: um guia prático para iniciantes

Aprenda passo a passo como fazer tráfego pago no Instagram. Guia prático para iniciantes com foco em objetivos, posicionamentos e criação de anúncios eficazes.

Aprenda o passo a passo para criar seus primeiros anúncios no instagram

Olá! Seja muito bem-vindo ao meu canal! Hoje, vou responder a uma das perguntas mais frequentes que recebo no meu instagram: como fazer tráfego pago no instagram? se você ainda não me segue por lá, o link está na descrição do vídeo. no instagram, compartilho dicas diárias sobre tráfego pago e marketing digital.

Fazer tráfego pago no instagram é mais simples do que parece, principalmente se você já tem uma base configurada. para começar, você precisará de:

  • Gerenciador de negócios do facebook: a central de controle para gerenciar suas contas de anúncios, páginas e ativos de negócio.
  • Gerenciador de anúncios: a ferramenta onde você cria e gerencia suas campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios.
  • Página do facebook e conta comercial do instagram: suas presenças online conectadas ao gerenciador de negócios.
  • Pixel do facebook: um código de rastreamento essencial para acompanhar as ações dos usuários e otimizar suas campanhas (se você não sabe o que é isso, confira o link na descrição para uma sequência de aulas detalhadas).

Se esses termos soam como grego para você, não se preocupe! preparei uma sequência de 20 aulas, desde a criação da conta de anúncios até a sua primeira campanha no ar, que você pode acessar através do link na descrição deste vídeo. recomendo fortemente que você siga essa sequência para ter uma base sólida antes de prosseguirmos.

Criando seu primeiro anúncio no instagram: o passo a passo

Agora, vamos ao objetivo principal: como criar um anúncio no instagram. siga estas etapas no gerenciador de anúncios:

  1. Clique em “criar”: no botão verde, selecione o objetivo da sua campanha. a escolha dependerá do seu objetivo:
    • Engajamento: para gerar curtidas, comentários e compartilhamentos no seu feed.
    • Cadastros: para coletar informações de contato diretamente no anúncio.
    • Tráfego: para direcionar pessoas para o seu site ou perfil do instagram.
    • Reconhecimento: para aumentar a visibilidade da sua marca.
    • Vendas: para promover produtos do seu catálogo.
    Neste exemplo, vou selecionar tráfego.
  2. Nomeie sua campanha: utilize uma nomenclatura clara para identificar sua campanha (ex: tráfego - instagram - público semelhante).
  3. Configure o conjunto de anúncios:
    • Tráfego para o site: mantenha essa opção, pois direcionaremos o tráfego para o instagram.
    • Orçamento e programação: defina seu orçamento diário (ex: r$ 20) e a data de término da campanha.
    • Público: se você já tiver públicos semelhantes criados (lookalike), poderá utilizá-los. neste exemplo, usarei um público semelhante de 1% dos meus seguidores. defina a idade do seu público (ex: 23 a 54 anos) e deixe todos os idiomas selecionados.
    • Posicionamentos:aqui é o ponto crucial para anunciar no instagram. retire as opções “audiência network”, “messenger” e “facebook”. mantenha apenas as opções do instagram:
      • Feed do instagram
      • Feed do perfil do instagram
      • Explorar do instagram
      • Página inicial do explorar do instagram
      • Stories do instagram
      • Reels do instagram (incluindo o anúncio banner na parte inferior)
      • Resultados de pesquisa no instagram (formato mais novo)
    • Você pode refinar ainda mais, escolhendo anunciar apenas em redes wi-fi ou segmentando por dispositivos ios e android, se necessário.
  4. Crie o anúncio:
    • Identidade: selecione sua página do facebook e seu perfil do instagram.
    • Crie o anúncio: você tem duas opções:
      • Usar publicação existente: se você quiser impulsionar uma publicação já feita no seu perfil do instagram, selecione essa opção. no entanto, atenção: se você escolheu diversos posicionamentos (feed, reels, stories), usar uma publicação de feed (formato quadrado) pode não ter uma boa experiência nos stories ou reels (formato vertical), resultando em um ctr baixo.
      • Criar anúncio: recomendo essa opção para personalizar seus anúncios para cada posicionamento. desmarque a opção de “anúncios de vários anunciantes” e clique em “adicionar mídia”. você pode carregar imagens ou vídeos da sua biblioteca do instagram ou fazer novos uploads.
    • Otimize para cada posicionamento: ao escolher a mídia, você pode editá-la para cada posicionamento. por exemplo, se a imagem original for quadrada (ideal para o feed), clique em “editar” e ajuste o formato para o stories e reels (formato vertical).
    • Textos principais: adicione o texto que aparecerá na legenda do seu anúncio (no feed) ou na parte inferior dos stories/reels (após o tempo de exibição).
    • Título (opcional): um texto mais curto que pode aparecer na parte inferior do anúncio no feed.
    • Chamada para ação: o botão que incentiva a ação do usuário (ex: “saiba mais”, “comprar agora”, “falar com”). selecione a chamada para ação mais adequada ao seu objetivo e adicione o link do seu site ou perfil do instagram.
    • Parâmetros url do site (utm): utilize utms para rastrear a origem do seu tráfego no google analytics. você pode usar parâmetros internos do facebook ou um modelo personalizado (recomendo o modelo utm_source=instagram&utm_medium=paid&utm_campaign={{campaign.name}}&utm_content={{adset.name}}_{{ad.name}}&utm_placement={{placement}}).
    • Chamada para ligação (opcional): se o seu objetivo for receber ligações, adicione um número de telefone.
    • Eventos do site: certifique-se de que seu pixel do facebook está configurado para rastrear os eventos relevantes no seu site.

Comece a anunciar no instagram e alcance seus objetivos

Seguindo esses passos, você estará pronto para criar suas primeiras campanhas de tráfego pago no instagram. lembre-se que o teste e a análise contínua são fundamentais para otimizar seus resultados. se você ainda tiver alguma dificuldade ou não conseguiu chegar até essa etapa, deixe seu comentário! tentarei responder com mensagens ou até mesmo criar vídeos mais específicos para te ajudar.

Se gostou deste vídeo, não se esqueça de se inscrever no canal e dar um like! conto com você para continuarmos aprendendo juntos. um abraço e até o próximo vídeo!

Espero que este guia prático te ajude a dar os primeiros passos no tráfego pago do instagram. lembre-se que a prática leva à perfeição e a análise constante dos seus resultados é o que trará o sucesso para as suas campanhas. explore os diferentes objetivos, públicos e formatos de anúncios para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio e para o seu público no instagram.

Se você quiser se aprofundar ainda mais no universo do tráfego pago, desde a criação de contas até estratégias avançadas, funis de vendas e otimizações complexas, convido você a conhecer o meu curso completo e a comunidade do Clube dos Gestores. lá, você terá acesso a um conteúdo muito mais extenso, suporte dedicado e a troca de experiências com outros profissionais da área. o link para o clube está na descrição do vídeo.

Não se esqueça de deixar o seu like, se inscrever no canal para mais dicas e tutoriais sobre tráfego pago e marketing digital, e compartilhar este vídeo com quem também quer aprender a anunciar no instagram.

Um forte abraço e até a próxima!

SOBRE
Foto de Casuo Ishimine

Casuo Ishimine

Com mais de 5 anos de experiência em tráfego pago, aprendi e dominei o que realmente funciona e estou aqui para te ensinar como transformar cliques em resultados reais.

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